Convém que Ele cresça e que eu desapareça

terça-feira, 6 de janeiro de 2009



"Se a Igreja estivesse mais comprometida em pregar o Evangelho das insondáveis riquezas de CRISTO não estaríamos envergonhados por tudo isso que os líderes evangélicos tem feito neste país."


Esta frase do título, principalmente o final deveria estar registrada por João, o discípulo amado, no capítulo 3 verso 30 do seu evangelho. Palavras estas ditas pelo Profeta João Batista antes da sua prisão a um dos seus discípulos, visto que este seu seguidor estava intrigado porque Aquele Jesus Cristo que estava com João Batista dalém do Jordão, do qual João dava testemunho estava batizando todos quantos lhe saíam ao encontro.

Por detrás destas palavras “Convém que Ele cresça e que eu diminua”. O EU deve desaparecer e não apenas diminuir diante da Glória de Jesus Cristo, e nesta frase pode estar escondido uma pretensa humildade por parte do Profeta João Batista. Ah! Irmãos amados, quem dera pudéssemos ter a revelação completa, tremenda, da Pessoa e Obra de Jesus Cristo, da tão Grande Salvação do Filho de Deus. Afinal ninguém conhece o coração humano a não ser o próprio Deus. E quão corrupto é o nosso coração, temos de admitir. Jeremias 17:9-10 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”

Recorrendo-me às palavras do irmão W. Nee, a fim de corroborar com a minha tese proposta: “O que muitos falham em reconhecer é que na esfera espiritual nada há além de Cristo. Não há paciência, nem humildade, nem luz no mundo espiritual; essas coisas não existem. É Cristo somente.” Mas acalme-se!
Vamos explicar o desenvolvimento da nossa linha de pensamento, por favor, acompanhe atentamente nosso raciocínio:

No Capítulo 1 do Evangelho segundo São João, o próprio João Batista dá Testemunho acerca de Jesus Cristo, apresentando-O como Filho de Deus, quando argüido pelos sacerdotes e levitas, e perguntado se ele era o Cristo. “Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.” (João 1:20). João 1:34 diz “E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.”

No verso 23 deste mesmo capítulo, João Batista afirma, que era apenas simples e tão somente uma voz que clamava no deserto, a importância deveria ser dada Àquele que haveria de vir, o Senhor Jesus Cristo, O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: “Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaias.”

No verso 29 João viu a Jesus que vinha ao seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do Mundo!” aqui está o testemunho acerca do cumprimento fiel da profecia de Isaias capítulo 53:7 “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”

Conforme afirmou nosso irmão Watchman Nee: “Meu amor pessoal é provavelmente quase perfeito, apesar de que seria ainda melhor se um pouco de humildade e de paciência fossem adicionados.” Todos nós homens somos assim, estamos debaixo deste frisson de sermos amantes de nós mesmos, e quão raramente abrimos mão deste amor próprio! É exatamente neste ponto que afirmamos um dos pontos fracos da humanidade e das falhas do caráter ministerial do homem João Batista, muito embora não esteja fazendo aqui nenhuma apologia para diminuir o caráter ministerial deste, João Batista um dos maiores profetas bíblicos, não, não é esta minha intenção. Estou apenas destacando este aspecto de falha do caráter de João Batista para demonstrar as nossas falhas humanas.

Na afirmação de João Batista “Convém que Ele cresça e que EU diminua” fica implícita a nossa impressão que o “EU” de João iria diminuindo aos poucos como que se auto-preservando e acabando aos pouquinhos, quando na realidade deveria desaparecer imediatamente diante da manifestação gloriosa do Senhor Jesus Cristo a quem João Batista precedia; embora saibamos que este é um processo de mortificação do nosso ego é extremamente dolorido, pois num dado momento o nosso “EU” quer levantar-se, quer mostrar que tem algum valor. Não há nenhuma possibilidade de vivermos uma vida cristã autêntica sem crucificarmos nosso ego na Cruz, e no momento em que descemos da cruz nosso “EU” ressurge para nossa completa derrota. Deus não divide a Sua Glória com ninguém, precisamos estar plenamente convictos acerca desta verdade!

Ah! Amados irmãos, como precisamos permitir ser vencidos por Cristo! Jesus Cristo àquele que venceu, vencendo nossos egoísmos, quebrantando-nos, fazendo-nos reconhecer toda glória pertencem a Jesus Cristo. (Colossenses 1:16-19 “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,”).

Tendo em vista que ao reconhecer a Divindade do Senhor Jesus Cristo, e testemunhar que de fato Ele era o Cristo de Deus, João deveria afirmar o seguinte: “CONVÉM QUE ELE CRESÇA E QUE EU DESAPAREÇA”, pois a partir deste momento não importava mais o ministério profético daquela que era apenas uma voz profética preparando o Caminho do Salvador, voz que clamava no deserto já não se fazia mais necessária; Jesus Cristo, a partir deste momento deveria ter toda a preeminência inclusive no próprio ministério profético de João Batista. Ele deveria ter toda centralidade. João Batista deveria dizer aos seus discípulos seguidores para seguirem somente a Jesus Cristo, e não mais ele próprio, não havia mais qualquer outra prerrogativa ao não ser Jesus Cristo e somente Cristo.

“Já não sou EU quem vive, mas Cristo vive em mim”

Na Bíblia nós conhecemos a história de Enoque no Primeiro Testamento, em sua curta biografia há uma expressão interessante registrada em Gênesis 5:24 “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Ele andou com Deus, quer dizer viveu com Deus e, em vez de morrer, Deus preferiu toma-lo para Si, a palavra hebraica usada aqui é a mesma usada no traslado de Elias conforme 2 Reis 2:3,5; Hebreus 11:5) em outras palavras, Enoque foi levado diretamente ao céu para a comunhão, para ser o prazer de Deus sem passar pela morte.

Mas, voltando à expressão e já não era, traz no seu bojo um significando muito mais profundo, além da mera letra, mas também com o uso muito apropriado para a nossa tese em questão, ela significa a mesma situação vivida pelo apóstolo Paulo que afirma: “Já não sou EU quem vive, mas Cristo vive em mim”, isto quer dizer que seu “EU”, sua vontade própria, já estavam mortos, afim de viver Cristo e para o deleite de Cristo. Não fomos criados por Deus para vivermos ensimesmados, para sermos o centro das atenções, não! Nós fomos criados para sermos a morada do Deus Altíssimo, para o deleite de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Quando o nosso “EU” governa nossa vida, deixamos de ser Cristocêntricos para sermos o oposto, para sermos egocêntricos, fora do propósito original de Deus.

Observe bem o quanto que os líderes evangélicos estão se auto-intitulando no mundo afora de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, querendo preeminência sobre os demais irmãos, usurpando autoridade e exigindo regalias, determinando coisas para Deus como se Deus fosse submisso a eles; chamando atenção da mídia e aprovação para eles mesmos. Querem fama, títulos, e na sua atitude arrogante afirmam: - Minha Igreja! Meus discípulos EU sou o presidente do conselho, EU sou presidente do presbitério, GLÓRIAS A MIM; e se esquecem de renderem-se ao Senhorio de Cristo! Jesus Cristo e somente Ele que é digno, O Cabeça de todas coisas merece a honra, a glória e o domínio para sempre, e nós somos apenas membros do Seu Corpo, servos a serviço do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Se a Igreja estivesse mais comprometida em pregar o Evangelho das insondáveis riquezas de CRISTO não estaríamos envergonhados por tudo isso que os líderes evangélicos tem feito neste país. Já não temos a originalidade e o vigor do Evangelho nos moldes apostólicos das Sagradas Escrituras. E pasmem os senhores leitores, já nem nos lembramos dos principais fundamentos da nossa fé. Mesmo que fôssemos perseguidos, saberíamos que era por causa de CRISTO, e não pelas falcatruas que se tem cometido em nome de CRISTO. Este é o grave erro que estamos incorrendo, perdemos a Centralidade de Cristo e os fundamentos básicos do Evangelho e estamos nos reunindo em torno dos nossos próprios nomes, em nome de uma denominação, onde tudo tem maior relevância que o próprio Senhor Jesus Cristo. Temos de divertir as pessoas, temos pregar Cristo e mais algum método humano; o Espírito Santo já não é necessário, mas nossos métodos modernos sim, eles são infalíveis. Que Pena! Que terrível e completa derrota.


As vezes achamos que como evangélicos, estamos recebendo toda sorte de perseguição, até da imprensa. Não é isso! A questão é que a imprensa esta sendo usada para desmascarar essa religiosidade hipócrita que usa o nome DEUS para seus próprios benefícios, para ajuntar mais e mais dinheiro surrupiando a boa fé dos pobres incautos. Mas não podemos esquecer que esses são os nossos irmãos, mesmo cometendo todo tipo de barbárie em nome de CRISTO. Sabemos que um dia nosso Pai trará juízo sobre todas as obras praticadas por nós (2 Coríntios 5.10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”). E ainda, não podemos esquecer que Ele vai começar o juízo pela Sua casa.

Devido a nossa usura, e nossos apetites por fama e dinheiro aqui neste mundo incorremos em tão graves erros. E por isto precisamos fazer a mesma oração que Daniel fez no capitulo 9 de do seu livro. Que nosso bendito DEUS possa abrir os olhos do Seu povo em relação a vida pratica da Sua Igreja na terra. Precisamos corar os nossos rostos de vergonha! E reconhecer que “Soli Deo a Gloria”.

Devemos nestes dias, e urgentemente nos arrependermos das nossas rebeliões, do nosso orgulho próprio, e nos humilharmos perante o Deus Criador dos céus e da terra como fizera Jó, e abominarmos nossas pretensões humanas, reconhecendo a Centralidade de Cristo em todas as coisas. Jó 42:1-6 “ENTÃO respondeu Jó ao Senhor, dizendo: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. 3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. 4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. 6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Na Epístola aos Romanos o apóstolo Paulo faz uma Doxologia sobre a majestade e a sabedoria de Deus. Esta palavra Doxologia vem da aglutinação de duas palavras gregas:dóxa, glória + lógos, tratado. Um exaustivo e profundo tratado rendendo a Deus toda honra e toda glória, que resulta numa das mais sublimes orações de adoração e Louvor a Deus que é a Fonte, O Sustentador, e o Alvo de todas coisas. Romanos 11:33-36 “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”

Para concluir, sinto-me perdido e inadequado, ao saber que não tenho palavras humanas para fazer nenhuma prece que possa expressar a Majestade e a Glória do Senhor Jesus Cristo, e, então quedado aos pés do Mestre como já o fizera Maria irmã de Lázaro, aproprio-me da letra de uma canção para
Adorar assim ao Senhor Yehoshua Há´Mashyach:


A glória deste mundo, se esvai diante de ti
a glória desta terra nada é
tudo cai em tua presença oh Deus
formosa é tua presença Senhor!
Tua presença está aqui
Tua presença está em mim
e o teu povo te recebe, adorando a Ti


Formosa é tua presença

Quero confessar diante de Deus, dos anjos e dos homens que não preciso só de Cristo, mas sim, preciso MAIS DE CRISTO, afim de que Ele cresça e eu desapareça! E ainda bem que terei a eternidade para desfrutar mais e mais Dele e na convicção que tal conhecimento jamais esgotará. Em lágrimas, rendido diante Dele, ao ouvir sua doce voz, e saber que Cristo é mais desejável do que ouro, muito ouro depurado, Cristo é pra mim mais doce que o mel e o destilar dos favos.

Glórias a Jesus! O Rei dos Reis!


Aloizio Sousa Arantes

Nenhum comentário: