O Cordeiro de Deus

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009



No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29.

Quando lemos as Escrituras, notamos que somente no Evangelho de João e em Apocalipse, o Senhor Jesus está especificamente apresentado como o Cordeiro de Deus. Confesso a vocês que por toda a minha vida cristã, quando pensava ou lia sobre Jesus como sendo o Cordeiro de Deus, isso sempre se relacionava ao fato de que Ele havia tirado o pecado do mundo, de que havia sido o sacrifício. Mas algo muito interessante acontece quando começamos a ler o último livro da Bíblia. Este Cordeiro foi mencionado, em João capítulo 1, como aquele que tira o pecado do mundo; no mesmo capítulo, João Batista disse aos discípulos: Eis o Cordeiro de Deus! Desta vez ele não mencionou que Ele era Aquele que tira o pecado do mundo. Ele somente disse: Eis o Cordeiro de Deus. Somos informados de que dois discípulos de João Batista começaram a segui-Lo. Parece implícito que há um trabalho em andamento e que este Cordeiro deve realizá-lo. (Não precisamos de modo algum lançar luz ao fato de que Ele é o Cordeiro de Deus que foi imolado na fundação do mundo). Isto se tornou o fundamento de tudo o que Ele foi; se Ele não tivesse se oferecido como o Cordeiro sacrifícial o Calvário, não poderíamos ler sobre Ele em Apocalipse capítulo 5.
Então, lembremo-nos de que o Cordeiro, que encontramos no capítulo 1 de João, é o mesmo Cordeiro que encontramos em Apocalipse no capítulo 5, e por todo esse livro. Em Apocalipse capítulo 5, João teve o privilégio de subir ao céu e ter uma visão do que estava acontecendo; no capítulo 4 do mesmo livro, ele teve uma visão daquele que estava sentado no trono. Quando chegamos ao capítulo 5, aquele que está sentado no trono está segurando um rolo, um livro, na sua mão direita. Este livro está escrito por dentro e por fora, e é cheio de detalhes. Parece que este livro é o documento de propriedade do universo e descreve o que Deus vai fazer a fim de trazê-lo de volta para seu governo. O livro está selado com sete selos. João viu um anjo forte proclamar: Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Apocalipse 5:1-4. É como se ele tivesse feito um convite a todo o universo e dissesse: Há alguém digno de abrir este livro e começar a executar o que há nele? E somos informados que ninguém – nem no céu, nem na terra e nem debaixo da terra – poderia abrir o livro e desatar os selos. Isso levou João a chorar porque parecia que nada iria mudar; as coisas continuariam a acontecer do mesmo modo.

Então, um dos vinte e quatro anciãos veio e falou com João; ele disse, todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Apocalipse 5:5. Quando João se virou para olhar para o ancião, ele teve o maior choque de sua vida. Se alguém lhe dissesse que um Leão da tribo de Judá iria abrir o livro, o que você esperaria ver? Não seria um leão? Mas João viu um Cordeiro como tendo sido imolado, com sete chifres e sete olhos. Os sete chifres significam Sua absoluta autoridade sobre todas as coisas; e, as Escrituras nos dizem que os sete olhos são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Então, algo maravilhoso e muito interessante aconteceu. Este Cordeiro foi até o trono, alcançou o livro e tomou-o da mão daquele que está sentado no trono. Assim que Ele realizou este ato, todo o céu começou a responder. Primeiramente, os quatros seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro e começaram a cantar um cântico e a adorá-Lo. João continuou dizendo que viu muitos anjos ao redor do trono juntamente com os seres viventes.

Os anciãos estavam lá; os números eram miríades de miríades e milhares de milhares; e todos entoavam declarando em alta voz, Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram (Apocalipse 5:13-14).
Não parece incomum que aqueles que são as multidões do céu estariam adorando um Cordeiro? Por que estariam adorando este cordeiro; e não há ninguém para ordenar-lhes interromper esta adoração? Pensei que fossemos ordenados a adorar a Deus somente. Então, este deve ser um Cordeiro especial. Deste modo, o Cordeiro fala de algo do caráter daquele que está sendo adorado. Irmãos e irmãs, no meu entendimento, cordeiros são das mais inocentes, inofensivas e desamparadas criaturas que Deus já fez. Não podem se defender; não podem causar mal. São só encantadores e tão delicados. Mas tudo isso fala do caráter daquele que é o Leão da tribo de Judá. O que João viu foi o caráter daquele que estava lá, e era aquele mesmo que ele reconheceu em João capítulo 1. Então este Cordeiro que tirou o pecado do mundo e foi seguido por aqueles discípulos agora havia se tornado o objeto de adoração.
Depois que a adoração cessou, o Cordeiro que tinha o livro em Sua mão abriu um dos selos; depois Ele continuou a abrir os selos. O que eu penso que as Escrituras querem que entendamos é que a este Cordeiro foi dada a autoridade para executar a vontade de Deus. Escrito no livro está o que Deus deseja fazer para conduzir o reino de Deus à sua plenitude. Estas são as coisas que deveriam ser feitas; e, maravilhas das maravilhas, a um Cordeiro é dada a responsabilidade de executar sua vontade. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro (Apocalipse 6:15-16).

Esta é, em termos, uma contradição – a ira do Cordeiro. Quando pensamos em um cordeiro, pensamos em algo que não pode expressar raiva; e mesmo se sentisse raiva, o que poderia fazer? É somente um cordeirinho. Mas este Cordeiro estava preparado para expressar ira. Lembremos que, quando nosso Senhor esteve na terra, Ele também deu expressão à raiva e à ira. Lembremos de quão irado Ele ficou com os fariseus e saduceus. Lembremos do modo como Ele entrou e limpou o templo. Ele nunca se irou quando sua pessoa foi ofendida. As Escrituras nos informam que Ele odeia a iniqüidade, a ilegalidade, mas ama a justiça. Portanto, é importante lembrarmos que este Cordeiro que foi encarregado de executar a vontade de Deus é capaz de expressar ira. O autor do livro de Hebreus diz: Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Deste modo este Cordeiro vai realizar um trabalho completo de julgamento e de execução da vontade de Deus.

No capítulo 7 de Apocalipse, vemos algo mais acontecendo em referência ao Cordeiro. João viu 144.000 dos filhos de Israel (provavelmente um número representativo) reunidos com a multidão que não pode ser contada, e começaram novamente a dar honra ao Cordeiro: Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima (Apocalipse 7:11-17). O sangue do Cordeiro habilitou-os a manter sua pureza diante de Deus. Em seguida, vemos que o Cordeiro se torna um pastor. Agora as ovelhas desesperadas precisam ser pastoreadas. Mas nessa ocasião, o próprio Cordeiro torna-se em pastor; e Ele cuidará para que elas sejam protegidas adequadamente; e Ele as guiarás às fontes da água da vida, e Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos. Por causa do trabalho do Cordeiro, tudo isso é possível.

Então, olhemos para o Cordeiro de Deus.

Ernie Hile

Extraído e adaptado do Livro Christ, the Cross, the Church:
Autores Ernie Hile, Lance Lambert e Stephen Kaung.

Um comentário:

Eliane Cardoso Soares Freitas disse...

QUE LINDA MENSAGEM... COMO PRECISAMOS VOLTAR SEMPRE AO FRESCOR DA FÉ NO CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!!!