A Igreja no Propósito Eterno de Deus

domingo, 2 de agosto de 2009


Ef 5.27


Em todos os seis dias da obra de DEUS na criação, a criação do homem foi diferente. Todo Seu trabalho durante os seis dias foi para isso. Após os sexto dia, houve o sétimo dia e neste dia DEUS descansou de todo o seu trabalho.

DEUS só descansou depois que conseguiu o seu objetivo. Em Gênesis 1.31, mostra-nos a razão porque Ele descansou: "Viu DEUS que tudo o que fizera, e eis que tudo era bom." A palavra "descansou" é a declaração que Ele estava satisfeito, que Ele se deleitava no que fizera; isso demonstra que o seu propósito foi alcançado, o seu trabalho foi perfeito. É por essa razão que DEUS ordenou que os israelitas observassem o sábado por todas as suas gerações.

O que foi que trouxe o descanso de DEUS?

Durante os seis dias da criação houve luz, ar, relva, árvores; houve o sol, a lua e as estrelas; houve peixes, aves, animais. Mas em tudo isso DEUS não achou descanso de seu trabalho. Toda a expectativa de DEUS estava voltada para o homem. Quando DEUS criou o homem Ele ficou satisfeito. O propósito e a expectativa de DEUS foram alcançados. O descanso de DEUS estava baseado sobre o homem que podia reinar.

A prefiguração de Eva

Em I Co 15 diz-se que Adão era um tipo de CRISTO e Romanos 5 diz que Adão prefigurava o homem que havia de vir. Em outras palavras, tudo o que DEUS propôs em Adão foi achado em CRISTO. Mas além de Adão na criação achava-se a mulher Eva. DEUS muito cuidadosamente registrou a criação dessa mulher em Gênesis 2.18-24, e quando nos voltamos para Efésios 5.22-32, claramente nos é dito que Eva tipifica a Igreja.

A relação que existe entre Gn 2 e Ef 5

- A primeira mulher é uma figura tipificando a Igreja e a segunda é a realidade da primeira;

- A primeira mulher foi planejada por DEUS antes da fundação do mundo e apareceu antes da queda, a passo que a segunda mulher também foi planejada antes da fundação do mundo, mas foi revelada após a queda.

- A Igreja é a Eva de Gênesis 2. DEUS criou Adão para tipificar a CRISTO; também criou Eva para tipificar a Igreja.

- O propósito de DEUS não é para ser cumprido apenas por CRISTO, mas também para ser cumprido pela Igreja.

Em Gênesis 2.18, diz: "...Far-lhe-ei uma auxiliadora...".

- O propósito de DEUS ao criar a Igreja é que ela possa ser auxiliadora de CRISTO. E ainda, diz: "Não é bom que o homem esteja só..." CRISTO sozinho não satisfaz o coração de DEUS. DEUS planejou ter tanto Adão como também ter Eva, ter tanto CRISTO como ter a Igreja.

Eva saiu de Adão

Adão precisava de uma auxiliadora, Que foi, então que DEUS fez para satisfazer essa necessidade? Em Gn 2.19-23, mostra a auxiliadora de Adão e a figura da Igreja em Ef 5. Os animais não podia auxiliar a Adão, haja visto, que eles vieram da terra. Portanto só aquilo que viesse de Adão seria capaz de auxiliá-lo.
Devemos lembrar-nos que Eva foi formada de uma costela tirada de Adão; portanto Eva era parte de Adão. Isso significa que a Igreja saiu de CRISTO. Somente aquilo que é proveniente de CRISTO pode ser a Igreja. A Igreja provém de CRISTO e não da mente humana; Hoje vemos alguns dizerem: "A minha igreja", "o meu povo", "a minha obra". Isto é um absurdo, pois tais líderes são presunçosos, e querem fazer da obra de DEUS um meio de vida para satisfazerem o seu ego. O SENHOR diz na sua Palavra: "...livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pastos" (Ez 34.10). Esses líderes estão apascentando a si mesmo com o sentimento

O que é a Igreja?

A Igreja é aquela parte tirada de CRISTO; é aquele homem que DEUS criou, usando CRISTO como material. A Igreja é CRISTO em você, em mim, em nós. O osso refere-se à vida em ressurreição. Por isso, quando o SENHOR estava na cruz, nem um dos seus ossos foi quebrado. Aquilo que foi formado da vida em ressurreição é a Igreja. Adão era a base da existência de Eva. Foi somente porque uma parte de Adão estava nela que ela pôde existir. É exatamente o mesmo com a Igreja. DEUS dispensou Seu Filho para dentro de nós para que pudéssemos participar da vida de CRISTO. A Igreja é a Igreja somente porque há muitas pessoas que participam da mesma vida.

Eva foi feita de Adão

Veremos como Eva foi criada e como a Igreja foi criada. Em Gênesis 2, fala que DEUS fez cair sobre Adão um profundo sono, e tomando uma de suas costelas, transformou-a em uma mulher. DEUS produziu a Igreja da morte de CRISTO; o sono de Adão é um aspecto da morte de CRISTO;

Duas coisas que aconteceram na morte de CRISTO

1.Estava relacionada a Redenção;

2.A liberação de si mesmo.
Houve uma parte de CRISTO que não está relacionado com o pecado, e uma outra parte DEUS toma para criar a Igreja.
Assim, o "sono" - É receber a vida por meio da morte;

- Redenção - É o aspecto negativo para tratar nossos pecados;

- dispensar - Por meio da sua morte recebemos a vida.

O sono de Adão não foi para a redenção de Eva, mas para que uma costela fosse tirada para sua redenção. Eva veio a existir por meio de Adão. Porque Adão dormiu, Eva foi capaz de receber vida. Da mesma maneira, há uma porção de CRISTO que é para o dispensar de vida para a Igreja.

A obra da redenção e o dispensar da vida

Era costume judeu que aqueles que fossem crucificados, deviam ser retirados antes do pôr-do-sol, e se eles ainda não estivessem mortos, os soldados deviam quebrar seus ossos para apressar sua morte. Os dois ladrões crucificados com o SENHOR JESUS não haviam morridos, então seus ossos foram quebrados. Mas quando os soldados olharam para o SENHOR JESUS e viram que Ele já estava morto, eles não lhe quebraram os ossos. Em vez disso, eles lhe abriram o lado com uma lança e saiu sangue e água.

Isso significa dois pontos importantes para a vida cristã

1.Quando o seu lado fora aberto, a obra da redenção já fora cumprida;
2.Mas o fluir da água, é dispensar da sua vida para nós;

Esse último aspecto não está relacionado ao pecado, e sim, com o receber da sua vida;

As duas substâncias na morte
Por causa desses dois aspectos diferentes na morte de CRISTO, a Bíblia usa duas substâncias diferentes para tipificá-los. Para a redenção - o sangue; para a parte não redentora - a água.

Isso não é tudo. Leiamos Gn 2.22,23. Na Bíblia somos referidos como carne e sangue, mas quando a Bíblia refere-se ao homem em ressurreição, ele é descrito como "carne e osso"; não há menção de sangue (Lc 24.39). DEUS usou a costela de Adão para fazer Eva; Ele não usou sangue de Adão. Isto porque o homem não havia pecado.

Como DEUS vê sua igreja

Na Bíblia temos muitas mulheres que tipificam a Igreja, mas a de Gênesis 2, é o único que corresponde ao plano eterno e perfeito de DEUS. Por quê? Porque Todos os outros tipos ocorreram após a queda; somente o tipo de Eva antecedeu a queda.

Alguns aspectos de Ef 5.25

1º - CRISTO se deu por nós porque somos a Igreja. O contexto de Efésios 5 não é que CRISTO morreu por nós que éramos pecadores, mas que Ele se deu por nós porque somos a Igreja.

2º - CRISTO se deu por nós porque Ele nos ama, não porque pecamos. Em I Co 15 diz que CRISTO morreu pelos nossos pecados, mas aqui diz que CRISTO amou a Igreja e se entregou por ela. Ele entregou por amor e no pelos nossos pecados Morrer pelo pecado trata do problema do pecado - isto é redenção.

- Mas CRISTO dando-se por nós é uma questão de amor.

- CRISTO se entregou por nós a fim de se dar a nós, sem qualquer questão quanto aos nossos pecados. Isto é: Porque Ele morreu, nós O Temos em nosso interior.

- Parece que do ponto de vista de DEUS, a Igreja nunca pecou, nunca esteve relacionada com o pecado.


Luiz Fontes

É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.
“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: