Salvação

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


"O que a salvação tem a ver com a glória de Deus?"

Quando estudamos esse assunto da glória de DEUS na salvação, temos que ver duas coisas: a primeira que temos que compreender é, o que é a glória de DEUS; e a segunda, qual é o motivo que estar por trás da redenção. A salvação não é segundo o desejo do homem. A salvação não é uma resposta de DEUS a algo existente no homem. A salvação é inteiramente de DEUS. DEUS foi movido por Sua graça, misericórdia e compaixão. O motivo supremo segundo Paulo é “para o louvor da glória de Sua graça” - (Ef 1.6). Tudo que DEUS fez Ele fez para a Sua glória.

O que é mais impressionante é que DEUS teve o propósito de manifestar essa “glória” em nós e por meio de nós. No versículo 5 do capítulo primeiro da epístola aos Efésios , Paulo diz: “nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de JESUS CRISTO, segundo o beneplácito de Sua vontade”. Note a preposição “para” nos versículos 5 e 6. No grego essa é uma preposição primaria que designa: “em”, “até”, “para dentro de”, “em direção a”. O conteúdo dessa preposição fica claramente exposto na frase: “para o louvor da Sua glória”. Aqui descobrimos que a salvação é uma revelação da glória de DEUS. Então, o que é a glória de DEUS? Glória é a natureza essencial de DEUS; é o que faz de DEUS, DEUS. Glória é o termo que descreve DEUS mais do que qualquer outro. O termo glória inclui “beleza”, “majestade”, “resplendor”, “grandeza”, “poder” e “eternidade”. No Antigo Testamento o termo glória é sempre utilizado para comunicar a presença de DEUS. Mas no Novo Testamento, esse termo é expresso com maior clareza. Vejamos alguns textos:

o No anuncio da encarnação: “ Glória a DEUS nas maiores alturas , e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”. (Lucas 2.14).
o É por isso que Paulo diz a Timóteo: “...o evangelho da glória do DEUS...” (I Tm 1.11).
o O apóstolo João escreveu acerca do SENHOR JESUS: “E vimos a Sua glória” (Jo 1.14).
o A grande pergunta que faço é: a nossa salvação que Dele temos recebido, nos enche de louvor, de encantamento de admiração?
o A salvação é a mais elevada manifestação da glória de DEUS.

Paulo nos diz em Efésios capítulo 1 e o versículo 6 assim: “para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”. Aqui temos o termo “gratuitamente” que no grego é charitoo , que significa: “agradáveis em si”. Isso indica que DEUS nos fez “agradáveis em CRISTO”, o “Amado” . Aqui encontramos a palavra que expressa essa glória na sua maior intensidade. Essa palavra foi dita pelo anjo em Lucas 1.28: “E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida ! O SENHOR é contigo”. O significado dessa palavra é “altamente favorecido”.

O nosso Pai Celeste, em Sua infinita sabedoria, e em Seu infinito amor, graça e misericórdia, antes da fundação do mundo, decidiu que eu e você fôssemos, “altamente favorecidos”, e que por Sua graça, não somente fôssemos redimidos dos nossos pecados, mas também, fôssemos introduzidos na Sua família, como filhos, e ainda, que em nós o Seu Filho JESUS viesse habitar permanentemente em nossas vidas. Paulo diz: “... Aquele que se gloria, glorie-se no SENHOR” - (1 Co 1.31) . Esses dois versículos nos impressionam pela expressão da graça de DEUS e pelo Seu amor infinito.

Nesse versículo 6 da epístola aos Efésios nós temos uma das manifestações da glória de DEUS, uma das facetas do esplendor eterno que refulge sobre nós. O que Paulo descreve no versículo 6 é que tudo em DEUS é glorioso. Sua glória manifesta-se numa infinita variedade de maneiras; graça é apenas uma delas, e uma das mais notáveis.
Agora, precisamos prestar atenção para compreendermos a glória de DEUS na salvação, porque, temos no capítulo 1 de Efésios uma exposição da doutrina da Trindade no contexto desse assunto. Veja bem:

• Dos versículos 3 a 6 Paulo estava vendo a salvação do ponto de vista direcionado para DEUS. O que impressionou a Paulo foi à glória da graça de DEUS;
• Mas no versículo 7 Paulo olha do ponto de vista da nossa situação, da nossa carência do perdão dos pecados, da nossa necessidade de reconciliação, e o que DEUS efetuou para nos reconciliar consigo;
• Quando Paulo vê a graça de DEUS voltada para o homem, ele expressa da seguinte maneira “as riquezas de Sua graça”;
• Quais são os aspectos da “riqueza da graça” de DEUS:

o 1.A “vontade de DEUS” – v.1
o 2. A “graça” e a “ paz, da parte de DEUS” – v.2
o 3.As bênçãos espirituais “nas regiões celestiais em CRISTO” – v.3
o 4.Nossa escolha em CRISTO “antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele” – v.4
o 5.A predestinação “para a adoção de filhos, por meio de JESUS CRISTO” – v.5
o 6. O “Amado” – v.6
o 7.A “redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados” - v.7

Na cruz de CRISTO houve o testemunho das três benditas pessoas da trindade. Em 2 Coríntios capítulo 5 e o versículo 19 , Paulo diz: “a saber, que DEUS estava em CRISTO reconciliando consigo o mundo...”. No grego o verbo aqui está na primeira pessoa do singular do presente indicativo. O que significa isso? Significa “estar presente”. Vamos ilustrar isso com duas passagens:

• 1 Jo 1.1 - “ O que era desde o princípio , o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”
• 1 João 1.2 - “(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)” ,

Lá na cruz CRISTO morreu pelos nossos pecados. Agora note, que Paulo diz que “DEUS estava em CRISTO” quando Ele morreu por nós lá na cruz. Ele foi levado para dentro de CRISTO em Seu amor, enquanto no poder da sua vida o ESPIRITO SANTO sustentava no universo o testemunho de todos os atributos da divindade. Eles operaram juntos. No capitulo 20 e o versículo 28 de atos dos Apóstolos , Paulo disse aos presbíteros de Éfeso, que DEUS nos comprou com “Seu próprio sangue”. Em Romanos 3.25, Paulo diz: “a quem DEUS propôs em Seu próprio sangue...”. Aqui diz: “... Seu...” – Se você ler o versículo 24, você entende que Paulo está falando de CRISTO, mais quando você ler o versículo 25 , você entende que ele fala de DEUS. Na língua grega Paulo usa o termo autos , que indica: “eles mesmos”. O sangue aqui fala tanto do Pai, como do Seu Filho.

Portanto amados irmãos, após todos esses textos serem examinados, a conclusão que chegamos é que a salvação visa a glória de DEUS. Em todos os seus aspectos ela manifesta a glória de DEUS. A Glória de DEUS é a expressão transmissível do Seu ser; é aquilo que faz de DEUS, DEUS. Na salvação vemos a mais elevada manifestação do caráter de DEUS, isto é, Seu poder, Sua graça, Sua soberania e Seu amor.

Luiz Fontes

Fonte: Site Celebrando Deus

Nenhum comentário: