domingo, 18 de janeiro de 2009
"quem crer e for batizado será salvo"
Antes que o cristão seja batizado, ele deve se perguntar: Agora que vou passar pelas águas, o que o batismo fará por mim? Esta é uma pergunta que olha para o futuro. Mas após o batismo, o cristão precisa olhar para trás e fazer uma segunda pergunta: Qual é o significado disso pelo que passei? A primeira pergunta é perspectiva, com vistas àquilo que está, adiante, tentando obter entendimento antes do batismo; a segunda pergunta é retrospectiva, tentando confirmar e ampliar tal entendimento após o batismo.
Vamos ler alguns textos:
- Mc 16.15,16: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo".
- At 2.38: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO".
- At 22.16: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele".
- Rm 6.3,4: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em CRISTO JESUS fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como CRISTO foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida".
- Cl 2.12: "tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de DEUS que o ressuscitou dentre os mortos".
- 1 Pd 3.20-21: "os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de DEUS aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com DEUS, por meio da ressurreição de JESUS CRISTO".
Quem crer e for batizado Será salvo
Lendo esse tema supracitado, vemos que esse é um assunto do Evangelho de Marcos, capítulo 16 e os versículos 15 e 16, onde vemos que muitos têm uma má compreensão desses textos. A maioria dos cristãos ficam um pouco apreensivos com o versículo 16. Alguns acham que estão autorizados a mudar o texto para "quem crer e for salvo será batizado". Precisamos analisá-lo biblicamente para que tenhamos uma compreensão acerca do batismo.
No grego temos duas palavras que definem para nós o significado de salvação. A primeira é soteria, que aponta para o livramento da ira vindoura. A segunda palavra que encontramos no Novo Testamento é sozo, que significa "libertação". O que o SENHOR JESUS nos ensina é que "quem crer e for batizado será libertado". Vamos ver esse ensino nas páginas do Novo Testamento.
Salvos do Mundo
Precisamos ter clareza com respeito ao significado da palavra "salvação" na Bíblia. Qual é o objetivo da salvação? Isso talvez não seja facilmente entendido por aqueles que creram no SENHOR há pouco tempo porque lhes falta um entendimento preciso do que seja salvação. De acordo com o texto de Marcos 16.16, salvação está relacionada com o mundo, não com ser livrado do inferno. O oposto de vida eterna é perdição, enquanto o oposto de salvação é o mundo. Precisamos ser salvos para fora do mundo. Enquanto pertencemos ao mundo, estaremos em estado de perdição.
O mundo como um todo já está condenado, mas, pessoas estão sendo salvas do mundo. Todos aqueles que são alcançados pelo Evangelho são salvos, enquanto aqueles que permanecem no mundo, ainda estão perdidos. Biblicamente falando, o termo mundo é uma entidade espiritual.
Salvação é uma questão de posição
Em Romanos 5.19, nos diz: "Porque, como pela desobediência de um só homem (Adão) muitos se tornaram pecadores". Não é necessário que uma pessoa peque para ser pecadora; por ser pecadora, e que uma pessoa peca. Por causa do pecado de um homem, todos se tornaram pecadores. Desde que alguém esteja em Adão, ou seja, no mundo, essa pessoa está em oposição a DEUS e é, portanto, inimiga de DEUS. Sua posição está errada, pois é uma posição de perdição. Essa é a história dos não salvos.
Segundo a Bíblia, os quatros fatos cardinais com respeito ao mundo são:
- mundo está condenado ou julgado diante de DEUS;
- mundo jaz no maligno;
- mundo crucificou o Senhor JESUS;
- mundo é inimigo de DEUS.
Deve-se notar que o mundo não apenas peca, mas também crucificou o SENHOR JESUS. Portanto, o mundo é inimigo de DEUS. Esses são os quatro fatos fundamentais sobre o mundo, do ponto de vista de DEUS. Todos os que estão julgados e, portanto encontra-se em estado de perdição.
O que está errado com as pessoas neste mundo é muito mais do que os atos injustos que cometem; é a própria posição diante de DEUS que está errada. Como pode alguém abandonar o mundo se ainda o atrai? Mas se um dia essa pessoa tiver seus olhos abertos para ver a posição em que o mundo se encontra diante de DEUS, por mais atraente que o mundo possa ser, ela o abandonará. Portanto, salvação diz respeito à libertação de um relacionamento impróprio com o mundo bem como de uma posição indevida neste mundo.
As pessoas que mataram o SENHOR exclamaram: "Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos!" - (Mt 27:25). O mundo em que vivemos está errado, pois matou o SENHOR JESUS e, portanto, constituiu-se em inimigo de DEUS. Já está julgado por DEUS. Precisamos se libertados desse relacionamento. Precisamos se livrados dessa posição.
O que, então, significa salvação? Ser salvo é ser libertado dessa irmandade, dessa posição, desse relacionamento com o mundo. Em outras palavras, é sair do mundo. As pessoas normalmente se preocupam com sua justificação pessoal, mas elas precisam ser lembradas do lugar de onde foram salvas. Salvação é ser salvo do mundo, para fora do mundo, não apenas ser tirado do inferno, pois o mundo está sob julgamento de DEUS.
O Batismo segue o crer
Não há qualquer sombra de dúvida de que quem crê no SENHOR JESUS tem a vida eterna. Temos anunciado estas boas novas por muitos anos. Tão logo uma pessoa, quem quer que seja, crê no SENHOR JESUS, ela recebe vida eterna e, portanto, goza do favor de DEUS para sempre. Mas devemos nos lembrar: crer sem batismo ainda não é salvação. Sim, você creu e, de fato, tem vida eterna. Mas você ainda é considerado uma pessoa salva aos olhos do mundo. Enquanto você não for batizado, as pessoas não o considerarão salvo. Por quê? Porque ninguém sabe que você é diferente do resto do mundo. Você precisa se levantar e ser batizado, declarando o fim do seu relacionamento com o mundo.
O que é Batismo?
É a sua emancipação do mundo. O batismo o liberta da raça à qual você pertencia. O mundo sabia que você era um com ele, mas no momento em que é batizado, o mundo imediatamente se conscientiza de que você não tem mais nada com ele. A amizade mantida por tantos anos chegou ao fim. Você sabe que é salvo. Todos agora reconhecem que você pertence ao SENHOR, pois você é dele.
Veja que o SENHOR JESUS diz: "Quem crer e for batizado será salvo". Porquê? Porque tendo crido e tendo sido batizados, agora torna-se patente qual é a nossa posição. Se não houvesse fé, não haveria aquele fato interior que traz realidade. Mas com a realidade interior, o batismo coloca a pessoa fora do mundo e põe fim ao seu relacionamento com ele. Batismo, portanto, é separação.
Sem batismo não há testemunho
"Quem, porém, não crer será condenado". O não crer é suficiente para condenação. Se uma pessoa pertence à irmandade do mundo, sua descrença sela sua condenação. Por outro lado, aquele que crê deve ser batizado, porque enquanto não for batizado tal pessoa não terá testemunho de forma visível que saiu do mundo.
O batismo é um anúncio público que declara: "Saí do mundo". Nunca entenda a palavra "salvação" como significando algo puramente pessoal. Segundo a Bíblia, é mais uma questão de sair do mundo do que de escapar do inferno.
O Batismo é uma proclamação pública de que não mais pertencemos ao mundo.
Em Atos dos Apóstolos, naquele memorável sermão de Pedro após o Pentecoste ele disse: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do ESPÍRITO SANTO" - (At 2:38). Será que as palavras do apóstolo soam estranhas aos nossos ouvidos? Muitos cristãos parecem ter dificuldades com este versículo pronunciado de forma tão clara pelo apóstolo. Em que sentido pode o batismo conduzir à remissão de pecados? Não é estranho que o apóstolo não tenha enfatizado o "crer" na sua mensagem?
Por que será que Pedro só falou de batismo? É porque todos seus ouvintes participaram da morte do SENHOR JESUS. Cinqüenta dias atrás eles gritaram: "Fora com este!" - (Lc 23:18). Estiveram entre a multidão gritando palavras de rejeição. Agora, porém, alguns desejavam se separar da multidão. Como? Sendo batizados. Pelo batismo eles sairiam do mundo e romperiam seu relacionamento com essa irmandade. Assim que alguém pisa nas águas do batismo, ocorre a remissão de seus pecados, ou seja, essa pessoa deixa a irmandade à qual pertencia. Essa é a razão de Pedro, no dia de Pentecostes, dizer-lhes que fossem batizados em nome do SENHOR JESUS para remissão de seus pecados.
Será que agora você percebe que, tendo pertencido um dia ao mundo e sendo, portanto, inimigo do SENHOR, será salvo se sair do mundo? Você precisa confessar perante DEUS e homens que saiu do mundo e não mais está associado a ele. O batismo é uma proclamação pública de que não mais pertencemos ao mundo. Esse é o maior ensinamento do dia de Pentecostes. Deixemos que nossas mentes sejam moldadas pelo registro de DEUS e vez de doutrinas de homens.
Um testemunho público deve ser realizado de forma pública.
Vamos atentar para a experiência de Paulo. Tendo sido uma pessoa do mundo, e tendo, agora, visto e crido no SENHOR JESUS, Paulo deveria se levantar e ser batizado. Ao se batizar, espiritualmente falando, seus pecados seriam lavados, na medida em que o seu relacionamento com o mundo findava. Se alguém se torna cristão secretamente, o mundo ainda o considera um dos seus. O cristão poderá até dizer que é salvo, mas o mundo não aceitará tal declaração. Quando essa pessoa se batiza, ela leva o mundo a ver sua salvação. Quem seria tolo a ponto de descer às águas sem uma boa razão para isso? Sim, ao se batizar, o cristão é livrado do mundo. Portanto, essa água está relacionada com o mundo.
Uma vez que o batismo é um testemunho público, deve ser realizado de forma pública. Freqüentemente, pessoas que não crêem no SENHOR vão a reuniões de batismo. Mas alguns cristãos sugerem que, a fim de evitar confusão, não deveria haver muitos espectadores em tais reuniões. Se, é assim que deve ser, isso significa que João Batista ainda tem algo a aprender com tais cristãos, pois sem dúvida, a cena às margens do rio Jordão deveria ser bastante desorganizada! Não, deixemos que o mundo testemunhe o que estamos fazendo!
Salvos através da água
A palavra de DEUS mantém uma unidade de pensamento. Em 1 Pe 3.20 lemos: "nos dias de Noé na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água". Isso mostra a salvação sob um ângulo um pouco diferente. O SENHOR diz: "Quem crer e for batizado será salvo". No dia de Pentecostes, Pedro declarou: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo". A Paulo é dito: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele". Mas aqui Pedro nos mostra como somos salvos através ("dia" no grego) da água.
Tudo que não resiste à passagem pela água não se salva, mas se afoga. No tempo de Noé, todos foram batizados, mas apenas oito saíram da água com segurança. Além daquelas oito pessoas, todos foram imersos, mas nenhum foi capaz de ressurgir das águas. Em outras palavras, para esses as águas se tornaram águas de morte. Mas para nós, essa água é água de salvação. Eles foram imersos na água e afundaram, mas nós emergimos dela. Será que percebemos que há um aspecto positivo nas palavras de Pedro? É verdade que quando chegou o dilúvio, toda a humanidade morreu afogada. No entanto, houve oito pessoas na arca que saíram das águas. A água não conseguiu retê-las. Essas foram salvas enquanto as demais pereceram. Hoje, o mundo inteiro está sob a ira de DEUS. Entretanto, a pessoa que se batiza passa pela ira de DEUS e ressurge do mundo condenado. Esse é o significado do batismo.
Batismo é impressão de um lado e emersão, do outro. Batismo traz à mente o passar pelas águas e o ressurgir delas. Vamos considerar o aspecto de emergir. Todos passaram pelas águas, mas apenas oito pessoas saíram delas. Hoje também somos salvos pelo batismo. Como acontece isso? É porque entramos nas águas e ressurgimos delas. Nenhuma pessoa que ainda não creu no SENHOR JESUS deve ser batizada, pois tal pessoa não será capaz de emergir das águas. Mas aqueles que crêem podem testificar para o mundo que encontraram a forma de sair das águas.
De agora em diante estamos fora do mundo
Do conjunto de quatro trechos das Escrituras acima, deve estar claro o que o batismo pode fazer por nós. Ao sermos batizados, somos livrados do mundo. O novo cristão não deve deixar passar muitos anos antes de ser liberto do mundo. A primeira coisa que ele deve fazer é ser batizado. Ele deve entender qual é a posição do mundo diante de DEUS. O que é ser salvo? Ser salvo é ser dissociado do nosso estado anterior, é interromper nosso relacionamento com o mundo. De agora em diante, o cristão está do lado oposto ao do mundo. Aqueles que creram há pouco tempo precisam ver isso.
Logo após crer no SENHOR JESUS, a pessoa deve ver que ela não mais pertence a este mundo. O batismo é uma expressão definitiva do fato de Ter-se livrado do mundo. De agora em diante, ela habita na arca e, portanto, está do outro lado. Ela já não pode fazer muitas coisas, não apenas por Ter crido no SENHOR JESUS, mas também por Ter sido batizada. Essa pessoa atravessou uma ponte, e agora está do outro lado. Isso torna o batismo cheio de significado.
A Bíblia é a Palavra de DEUS. Ela nos revela tudo o que DEUS fez por nós no passado. Ela também nos mostra por quais caminhos DEUS levou os homens a conhecê-LO. A fim de que conheçamos as riquezas e a plenitude da provisão de DEUS para nós, é necessário que estudemos a Bíblia. E para entendermos por quais passos DEUS nos guiará a Si mesmo, também precisamos estudar a Bíblia.
Além do mais, quando DEUS deseja nos usar para falarmos por Ele, Ele geralmente utiliza as palavras que já pronunciou. Se ignorarmos quais são essas palavras, fica difícil para DEUS falar através de nós. Seremos, então pessoas sem utilidade para Ele. Assim, precisamos estocar a Palavra de CRISTO ricamente em nossos corações, para que possamos ouvir aquelas palavras que DEUS deseja nos falar agora, e também para que possamos conhecer o mover de DEUS no passado.
A Bíblia é um livro extenso e sério. Ainda que gastássemos toda a nossa vida no estudo desse livro, estaríamos como que apenas tocando em suas orlas. Como pode o crente, então, conhecer a Palavra se não gastar tempo com ela? É absolutamente impossível. Sendo assim, especialmente os jovens devem ser diligentes em estudar a Palavra de DEUS, de tal maneira que ao alcançarem a meia idade e, depois, a idade avançada, eles tenham um rico suprimento da Palavra tanto para suas necessidades quanto para as dos outros.
Luiz Fontes
Antes que o cristão seja batizado, ele deve se perguntar: Agora que vou passar pelas águas, o que o batismo fará por mim? Esta é uma pergunta que olha para o futuro. Mas após o batismo, o cristão precisa olhar para trás e fazer uma segunda pergunta: Qual é o significado disso pelo que passei? A primeira pergunta é perspectiva, com vistas àquilo que está, adiante, tentando obter entendimento antes do batismo; a segunda pergunta é retrospectiva, tentando confirmar e ampliar tal entendimento após o batismo.
Vamos ler alguns textos:
- Mc 16.15,16: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo".
- At 2.38: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO".
- At 22.16: "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele".
- Rm 6.3,4: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em CRISTO JESUS fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como CRISTO foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida".
- Cl 2.12: "tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de DEUS que o ressuscitou dentre os mortos".
- 1 Pd 3.20-21: "os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de DEUS aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com DEUS, por meio da ressurreição de JESUS CRISTO".
Quem crer e for batizado Será salvo
Lendo esse tema supracitado, vemos que esse é um assunto do Evangelho de Marcos, capítulo 16 e os versículos 15 e 16, onde vemos que muitos têm uma má compreensão desses textos. A maioria dos cristãos ficam um pouco apreensivos com o versículo 16. Alguns acham que estão autorizados a mudar o texto para "quem crer e for salvo será batizado". Precisamos analisá-lo biblicamente para que tenhamos uma compreensão acerca do batismo.
No grego temos duas palavras que definem para nós o significado de salvação. A primeira é soteria, que aponta para o livramento da ira vindoura. A segunda palavra que encontramos no Novo Testamento é sozo, que significa "libertação". O que o SENHOR JESUS nos ensina é que "quem crer e for batizado será libertado". Vamos ver esse ensino nas páginas do Novo Testamento.
Salvos do Mundo
Precisamos ter clareza com respeito ao significado da palavra "salvação" na Bíblia. Qual é o objetivo da salvação? Isso talvez não seja facilmente entendido por aqueles que creram no SENHOR há pouco tempo porque lhes falta um entendimento preciso do que seja salvação. De acordo com o texto de Marcos 16.16, salvação está relacionada com o mundo, não com ser livrado do inferno. O oposto de vida eterna é perdição, enquanto o oposto de salvação é o mundo. Precisamos ser salvos para fora do mundo. Enquanto pertencemos ao mundo, estaremos em estado de perdição.
O mundo como um todo já está condenado, mas, pessoas estão sendo salvas do mundo. Todos aqueles que são alcançados pelo Evangelho são salvos, enquanto aqueles que permanecem no mundo, ainda estão perdidos. Biblicamente falando, o termo mundo é uma entidade espiritual.
Salvação é uma questão de posição
Em Romanos 5.19, nos diz: "Porque, como pela desobediência de um só homem (Adão) muitos se tornaram pecadores". Não é necessário que uma pessoa peque para ser pecadora; por ser pecadora, e que uma pessoa peca. Por causa do pecado de um homem, todos se tornaram pecadores. Desde que alguém esteja em Adão, ou seja, no mundo, essa pessoa está em oposição a DEUS e é, portanto, inimiga de DEUS. Sua posição está errada, pois é uma posição de perdição. Essa é a história dos não salvos.
Segundo a Bíblia, os quatros fatos cardinais com respeito ao mundo são:
- mundo está condenado ou julgado diante de DEUS;
- mundo jaz no maligno;
- mundo crucificou o Senhor JESUS;
- mundo é inimigo de DEUS.
Deve-se notar que o mundo não apenas peca, mas também crucificou o SENHOR JESUS. Portanto, o mundo é inimigo de DEUS. Esses são os quatro fatos fundamentais sobre o mundo, do ponto de vista de DEUS. Todos os que estão julgados e, portanto encontra-se em estado de perdição.
O que está errado com as pessoas neste mundo é muito mais do que os atos injustos que cometem; é a própria posição diante de DEUS que está errada. Como pode alguém abandonar o mundo se ainda o atrai? Mas se um dia essa pessoa tiver seus olhos abertos para ver a posição em que o mundo se encontra diante de DEUS, por mais atraente que o mundo possa ser, ela o abandonará. Portanto, salvação diz respeito à libertação de um relacionamento impróprio com o mundo bem como de uma posição indevida neste mundo.
As pessoas que mataram o SENHOR exclamaram: "Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos!" - (Mt 27:25). O mundo em que vivemos está errado, pois matou o SENHOR JESUS e, portanto, constituiu-se em inimigo de DEUS. Já está julgado por DEUS. Precisamos se libertados desse relacionamento. Precisamos se livrados dessa posição.
O que, então, significa salvação? Ser salvo é ser libertado dessa irmandade, dessa posição, desse relacionamento com o mundo. Em outras palavras, é sair do mundo. As pessoas normalmente se preocupam com sua justificação pessoal, mas elas precisam ser lembradas do lugar de onde foram salvas. Salvação é ser salvo do mundo, para fora do mundo, não apenas ser tirado do inferno, pois o mundo está sob julgamento de DEUS.
O Batismo segue o crer
Não há qualquer sombra de dúvida de que quem crê no SENHOR JESUS tem a vida eterna. Temos anunciado estas boas novas por muitos anos. Tão logo uma pessoa, quem quer que seja, crê no SENHOR JESUS, ela recebe vida eterna e, portanto, goza do favor de DEUS para sempre. Mas devemos nos lembrar: crer sem batismo ainda não é salvação. Sim, você creu e, de fato, tem vida eterna. Mas você ainda é considerado uma pessoa salva aos olhos do mundo. Enquanto você não for batizado, as pessoas não o considerarão salvo. Por quê? Porque ninguém sabe que você é diferente do resto do mundo. Você precisa se levantar e ser batizado, declarando o fim do seu relacionamento com o mundo.
O que é Batismo?
É a sua emancipação do mundo. O batismo o liberta da raça à qual você pertencia. O mundo sabia que você era um com ele, mas no momento em que é batizado, o mundo imediatamente se conscientiza de que você não tem mais nada com ele. A amizade mantida por tantos anos chegou ao fim. Você sabe que é salvo. Todos agora reconhecem que você pertence ao SENHOR, pois você é dele.
Veja que o SENHOR JESUS diz: "Quem crer e for batizado será salvo". Porquê? Porque tendo crido e tendo sido batizados, agora torna-se patente qual é a nossa posição. Se não houvesse fé, não haveria aquele fato interior que traz realidade. Mas com a realidade interior, o batismo coloca a pessoa fora do mundo e põe fim ao seu relacionamento com ele. Batismo, portanto, é separação.
Sem batismo não há testemunho
"Quem, porém, não crer será condenado". O não crer é suficiente para condenação. Se uma pessoa pertence à irmandade do mundo, sua descrença sela sua condenação. Por outro lado, aquele que crê deve ser batizado, porque enquanto não for batizado tal pessoa não terá testemunho de forma visível que saiu do mundo.
O batismo é um anúncio público que declara: "Saí do mundo". Nunca entenda a palavra "salvação" como significando algo puramente pessoal. Segundo a Bíblia, é mais uma questão de sair do mundo do que de escapar do inferno.
O Batismo é uma proclamação pública de que não mais pertencemos ao mundo.
Em Atos dos Apóstolos, naquele memorável sermão de Pedro após o Pentecoste ele disse: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do ESPÍRITO SANTO" - (At 2:38). Será que as palavras do apóstolo soam estranhas aos nossos ouvidos? Muitos cristãos parecem ter dificuldades com este versículo pronunciado de forma tão clara pelo apóstolo. Em que sentido pode o batismo conduzir à remissão de pecados? Não é estranho que o apóstolo não tenha enfatizado o "crer" na sua mensagem?
Por que será que Pedro só falou de batismo? É porque todos seus ouvintes participaram da morte do SENHOR JESUS. Cinqüenta dias atrás eles gritaram: "Fora com este!" - (Lc 23:18). Estiveram entre a multidão gritando palavras de rejeição. Agora, porém, alguns desejavam se separar da multidão. Como? Sendo batizados. Pelo batismo eles sairiam do mundo e romperiam seu relacionamento com essa irmandade. Assim que alguém pisa nas águas do batismo, ocorre a remissão de seus pecados, ou seja, essa pessoa deixa a irmandade à qual pertencia. Essa é a razão de Pedro, no dia de Pentecostes, dizer-lhes que fossem batizados em nome do SENHOR JESUS para remissão de seus pecados.
Será que agora você percebe que, tendo pertencido um dia ao mundo e sendo, portanto, inimigo do SENHOR, será salvo se sair do mundo? Você precisa confessar perante DEUS e homens que saiu do mundo e não mais está associado a ele. O batismo é uma proclamação pública de que não mais pertencemos ao mundo. Esse é o maior ensinamento do dia de Pentecostes. Deixemos que nossas mentes sejam moldadas pelo registro de DEUS e vez de doutrinas de homens.
Um testemunho público deve ser realizado de forma pública.
Vamos atentar para a experiência de Paulo. Tendo sido uma pessoa do mundo, e tendo, agora, visto e crido no SENHOR JESUS, Paulo deveria se levantar e ser batizado. Ao se batizar, espiritualmente falando, seus pecados seriam lavados, na medida em que o seu relacionamento com o mundo findava. Se alguém se torna cristão secretamente, o mundo ainda o considera um dos seus. O cristão poderá até dizer que é salvo, mas o mundo não aceitará tal declaração. Quando essa pessoa se batiza, ela leva o mundo a ver sua salvação. Quem seria tolo a ponto de descer às águas sem uma boa razão para isso? Sim, ao se batizar, o cristão é livrado do mundo. Portanto, essa água está relacionada com o mundo.
Uma vez que o batismo é um testemunho público, deve ser realizado de forma pública. Freqüentemente, pessoas que não crêem no SENHOR vão a reuniões de batismo. Mas alguns cristãos sugerem que, a fim de evitar confusão, não deveria haver muitos espectadores em tais reuniões. Se, é assim que deve ser, isso significa que João Batista ainda tem algo a aprender com tais cristãos, pois sem dúvida, a cena às margens do rio Jordão deveria ser bastante desorganizada! Não, deixemos que o mundo testemunhe o que estamos fazendo!
Salvos através da água
A palavra de DEUS mantém uma unidade de pensamento. Em 1 Pe 3.20 lemos: "nos dias de Noé na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água". Isso mostra a salvação sob um ângulo um pouco diferente. O SENHOR diz: "Quem crer e for batizado será salvo". No dia de Pentecostes, Pedro declarou: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo". A Paulo é dito: "Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele". Mas aqui Pedro nos mostra como somos salvos através ("dia" no grego) da água.
Tudo que não resiste à passagem pela água não se salva, mas se afoga. No tempo de Noé, todos foram batizados, mas apenas oito saíram da água com segurança. Além daquelas oito pessoas, todos foram imersos, mas nenhum foi capaz de ressurgir das águas. Em outras palavras, para esses as águas se tornaram águas de morte. Mas para nós, essa água é água de salvação. Eles foram imersos na água e afundaram, mas nós emergimos dela. Será que percebemos que há um aspecto positivo nas palavras de Pedro? É verdade que quando chegou o dilúvio, toda a humanidade morreu afogada. No entanto, houve oito pessoas na arca que saíram das águas. A água não conseguiu retê-las. Essas foram salvas enquanto as demais pereceram. Hoje, o mundo inteiro está sob a ira de DEUS. Entretanto, a pessoa que se batiza passa pela ira de DEUS e ressurge do mundo condenado. Esse é o significado do batismo.
Batismo é impressão de um lado e emersão, do outro. Batismo traz à mente o passar pelas águas e o ressurgir delas. Vamos considerar o aspecto de emergir. Todos passaram pelas águas, mas apenas oito pessoas saíram delas. Hoje também somos salvos pelo batismo. Como acontece isso? É porque entramos nas águas e ressurgimos delas. Nenhuma pessoa que ainda não creu no SENHOR JESUS deve ser batizada, pois tal pessoa não será capaz de emergir das águas. Mas aqueles que crêem podem testificar para o mundo que encontraram a forma de sair das águas.
De agora em diante estamos fora do mundo
Do conjunto de quatro trechos das Escrituras acima, deve estar claro o que o batismo pode fazer por nós. Ao sermos batizados, somos livrados do mundo. O novo cristão não deve deixar passar muitos anos antes de ser liberto do mundo. A primeira coisa que ele deve fazer é ser batizado. Ele deve entender qual é a posição do mundo diante de DEUS. O que é ser salvo? Ser salvo é ser dissociado do nosso estado anterior, é interromper nosso relacionamento com o mundo. De agora em diante, o cristão está do lado oposto ao do mundo. Aqueles que creram há pouco tempo precisam ver isso.
Logo após crer no SENHOR JESUS, a pessoa deve ver que ela não mais pertence a este mundo. O batismo é uma expressão definitiva do fato de Ter-se livrado do mundo. De agora em diante, ela habita na arca e, portanto, está do outro lado. Ela já não pode fazer muitas coisas, não apenas por Ter crido no SENHOR JESUS, mas também por Ter sido batizada. Essa pessoa atravessou uma ponte, e agora está do outro lado. Isso torna o batismo cheio de significado.
A Bíblia é a Palavra de DEUS. Ela nos revela tudo o que DEUS fez por nós no passado. Ela também nos mostra por quais caminhos DEUS levou os homens a conhecê-LO. A fim de que conheçamos as riquezas e a plenitude da provisão de DEUS para nós, é necessário que estudemos a Bíblia. E para entendermos por quais passos DEUS nos guiará a Si mesmo, também precisamos estudar a Bíblia.
Além do mais, quando DEUS deseja nos usar para falarmos por Ele, Ele geralmente utiliza as palavras que já pronunciou. Se ignorarmos quais são essas palavras, fica difícil para DEUS falar através de nós. Seremos, então pessoas sem utilidade para Ele. Assim, precisamos estocar a Palavra de CRISTO ricamente em nossos corações, para que possamos ouvir aquelas palavras que DEUS deseja nos falar agora, e também para que possamos conhecer o mover de DEUS no passado.
A Bíblia é um livro extenso e sério. Ainda que gastássemos toda a nossa vida no estudo desse livro, estaríamos como que apenas tocando em suas orlas. Como pode o crente, então, conhecer a Palavra se não gastar tempo com ela? É absolutamente impossível. Sendo assim, especialmente os jovens devem ser diligentes em estudar a Palavra de DEUS, de tal maneira que ao alcançarem a meia idade e, depois, a idade avançada, eles tenham um rico suprimento da Palavra tanto para suas necessidades quanto para as dos outros.
Luiz Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário