Ovelha - Repousando sem temor

quinta-feira, 20 de agosto de 2009


"Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso"

(Sal. 23:2).


Deus usa figurativamente as ovelhas para nos descrever. Dentre todos os animais, a ovelha é mais frágil e agitada. Deus tem Suas razões ao nos descrever como ovelhas, pois sob alguns aspectos somos como elas. A ovelha não é somente frágil, mas também é muito tola. Os hábitos de uma ovelha são muito peculiares e bastante adequados para nos descrever. As ovelhas não conseguem descansar em quatro diferentes circunstâncias.


A primeira delas é que a qualquer momento a ovelha fica amedrontada. A ovelha é muito nervosa, nuca se sente segura; ao menor ruído ou movimentação ao seu redor, independentemente da causa, ela sai correndo. Quando uma ovelha começa a correr, as outras também começam a saltitar e a correr, sem saber o motivo.


A ovelha não somente assusta-se com facilidades, mas a reação ao susto tem conseqüências imediatas na sua fisiologia. Se uma fêmea, no período de gestação, levar um pequeno susto, por exemplo, ela abortará imediatamente.


A ovelha é assim frágil, por isso, para que ela tenha descanso verdadeiro, certamente o pastor precisa perder o seu descanso. O pastor vigia a noite inteira com a arma nas mãos e, ao menor ruído, ele precisa estar presente. A ovelha, ao ver somente a sombra do pastor, aquieta-se de imediato, todos os seus temores se vão.


A segunda circunstância na qual as ovelhas não têm descanso são as desavenças. Normalmente as ovelhas gordas e fortes colocam as magras e fracas para um lado, e ficam com o melhor alimento. As ovelhas fracas e magras comem pouco e, em conseqüência disso, não conseguem descansar. Mas o maravilhoso é que, quando o pastor entra no curral, os olhos de todas as ovelhas voltam-se para ele, esquecendo das desavenças entre si. Hoje, no meio dos filhos de Deus, se desejamos diminuir os impactos causados pelas desavenças, só há uma possibilidade: a própria presença do Senhor.


A terceira circunstância na qual as ovelhas não encontram descanso é causada pela perturbação dos insetos. No verão, o tempo é quente e abafado, quando surgem muitas moscas e parasitas que perturbam as ovelhas, fazendo com que elas percam o descanso. Entre os irmãos, muitas vezes a nossa carne é como moscas e parasitas localizados na região mais sensível, fazendo com que percamos o descanso.


A quarta circunstância que impede o descanso da ovelha é a fome. Para ter descanso, ela precisa estar satisfeita; por isso o pastor deve levá-la até os pastos verdejantes. O pastor precisa tomar muitas providências para cuidar bem de suas ovelhas. A ovelha precisa estar bem alimentada para poder obter satisfação total e aquietar-se.


Hoje, as pessoas sentem fome, sentem uma insatisfação interior e não conseguem obter o descanso. Podemos repousar porque o Pastor já trabalhou por nós, preparando um pasto verdejante. Não temos motivo para sentir fome. Todos os nossos anseios são satisfeitos.


"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará" (Sal. 23:1).


Christian Chen


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: